Porto de Açu

Home / Porto de Açu

O Superporto do Açu está sendo implantado em São João da Barra, no Estado do Rio de Janeiro. O Consórcio A.R.G. – Civilport é responsável pela construção do terminal de minério de ferro, ponte, píeres para atracação de navios e estaleiro. A obra é uma referência mundial em termos de tecnologia e infraestrutura.

O complexo portuário contará com ponte de acesso de três quilômetros de extensão e 27,5 metros de largura (já concluída) e calado de 21 metros, com posterior expansão para 26 metros. A estrutura permitirá a atracação de grandes navios, como Capesizes, VLCCs e Chinamax. O início das operações está previsto para 2013.

Na etapa de construção da ponte, a estrutura de concreto avançava diariamente 9 metros em direção ao mar. No total foram cravadas 934 estacas na construção da ponte, com vão de 18 metros entre elas. Foram lançadas 1.600 vigas premoldadas e consumidos aproximadamente 90.000 m3 de concreto.

Toda a grandiosa obra segue as diretrizes de qualidade e, principalmente, segurança. Em novembro de 2009 foi superada a marca de mais de 335 dias sem acidentes com perda de tempo: o equivalente a 5 milhões de homens-hora de exposição sem acidentes.

cons

Porto de Açu